Fórum ANI
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum ANI

Fórum dedicado a todos os Inactivaores Portugueses
 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Espanha: Cerco aos terroristas bascos

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Administradores/Moderadores
Administradores/Moderadores
Admin


Número de Mensagens : 159
Data de inscrição : 20/04/2007

Espanha: Cerco aos terroristas bascos Empty
MensagemAssunto: Espanha: Cerco aos terroristas bascos   Espanha: Cerco aos terroristas bascos EmptyQui Jul 12, 2007 1:12 am

Etarra ia atacar com carro-bomba

Aritz Arginzoniz Zubiaurre, o etarra detido na terça-feira em Santander, estava à espera de receber um carro carregado de explosivos, que iria detonar nos próximos dias num parque de estacionamento junto a um edifício público na Cantábria.

A informação foi avançada pelo próprio ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba, segundo o qual a Polícia tenta agora localizar a viatura e também a companheira do detido, Saioa Sánchez Iturregi, que conseguiu fugir.

Segundo investigadores espanhóis, Zubiaurre e Saioa Iturregi, ambos pertencentes ao Comando Biscaia, planeavam executar o atentado juntos e estavam na Cantábria já há 15 dias a prepará-lo. Pernoitaram em hotéis e parques de campismo na localidade cantábrica de Isla e também em Bilbau, os quais estão agora a ser perscrutados por agentes da Polícia, que procuram uma pista da companheira de Zubiaurre e tentam ainda localizar a possível infra-estrutura etarra em Santander. Os investigadores deste caso não descartam a hipótese de haver mais etarras envolvidos no atentado que estava a ser preparado por Zubiaurre.

FORAGIDOS

Refira-se que Zubiaurre e Saioa Iturregi, juntamente com os etarras Garikoitz Etxeberria e Assier Larrinaga, conseguiram fugir à Polícia em 23 de Dezembro passado, quando foi descoberto um esconderijo com explosivos em Amorebieta. Etxeberria e Larrinaga seriam detidos dias depois em França.

A Polícia investiga agora se Zubiaurre e a companheira permaneceram escondidos desde então ou se conseguiram fugir para França para preparar um novo atentado.

Zubiaurre foi detido na terça-feira num terminal de autocarros em Santander. A Polícia encontrou na sua mochila uma pistola com um cartucho, temporizadores e detonadores, e apreendeu documentos em que estavam descritos três possíveis alvos de ataques: o ferry que liga Santander a Plymouth, tribunais e a Praça Porticada, em Santander.

MAIS DOIS DETIDOS

As investigações prosseguem e o cerco à ETA vai-se estreitando. Ontem foram capturados mais dois etarras que circulavam com matrículas falsas em Angoulème, Sul de França, e estavam armados.

Os detidos – Iker Mendizabal Cubas, de 30 anos, e José Juan García González, de 37 anos – são membros importantes do aparelho militar. Cubas era homem de confiança do chefe do aparelho militar da ETA, Garikoitz Aspiazu

POLÍCIA ESTAGIÁRIO VIU SUSPEITO

A detenção de Aritz Zubiaurre num terminal de autocarros em Santander foi feita graças a um polícia estagiário, segundo revelou a imprensa espanhola.

De facto, foi um aluno estagiário da Academia de Polícia de Ávila que, acompanhado por um outro aluno e um inspector veterano, pediu a identificação a Zubiaurre por ter reparado que estava nervoso. Foi também ele quem desconfiou que o documento apresentado pelo suspeito podia ser uma falsificação.

Foi por esta desconfiança que Zubiaurre foi levado para a sala da Polícia existente no terminal, onde confessou que é membro da ETA. A companheira estaria também no terminal mas, ao não ser detectada, pôs-se em fuga. Zubiaurre era um dos etarras mais procurados em Espanha por envolvimento em ataques bombistas na Biscaia.

SAIBA MAIS

- 2004 foi o ano em que a sociedade espanhola começou a assistir pela primeira vez a uma pressão política e judicial contra a ETA exercida de forma coordenada entre a Espanha e a França.

- 74 militantes e colaboradores da ETA foram detidos em Espanha e outros 57 em França em 2004. Desde o anúncio do fim das tréguas – 5 de Junho – foram detidos 14 etarras

OPERAÇÕES

Desde que a ETA anunciou um cessar-fogo (5 de Junho) foram efectuadas operações de grande envergadura contra a ETA e mais de duas dezenas de detenções.

BATASUNA

Foi em Agosto de 2002 que o juiz Baltasar Garzón iniciou os trâmites para suspender as actividades do Batasuna.

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=249758&idCanal=91
Ir para o topo Ir para baixo
http://inactivadoresforum.virtuaboard.com
 
Espanha: Cerco aos terroristas bascos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Terroristas da ETA vêm a Portugal
» Espanha: Bomba explode na sede socialista em Bilbau
» Bruxelas garante que ameaça de ataques terroristas na UE...
» Polícia alemã trava atentados terroristas
» Viatura armadilhada explode no Norte de Espanha

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum ANI :: Geral :: Noticias-
Ir para: